ATA 17/10/2017

O Secretário Municipal de Turismo Gabriel Ramos Costa iniciou a reunião às 14h45 na sala de reuniões no prédio do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Paraty, localizado a Rua José do Patrocínio no bairro Ilha das Cobras, com 22 participantes. Após dar boas vindas e agradecer aos presentes, solicitou a aprovação das atas de setembro, aprovadas por unanimidade.
Iniciou apresentando as substituições de representantes, sendo Hans Neus substituindo Sebastian Buffa pelo PC&VB, na cadeira de Inst. Jur. sem fins lucrativos e Pamela Daniele Albrecht da Associação de Moradores de Trindade substituindo Ana Claudia da AMOQC na cadeira de Associação de Moradores do 2o Distrito.
Seguindo, Gabriel Costa item da pauta que ficou adiado da reunião passada, sendo a eleição da Diretoria. Sem chapas inscritas, de acordo com a Comissão Eleitoral, alguns conselheiros se dispuseram para os cargos, sendo eleitos por aclamação, sendo: Hans Neus para Presidente, Yara Roberts para Vice-Presidente, Sandra Barros para 1ª Conselheira e Andrea Maseda para 2ª Conselheira.
Maria Helena fez um breve relato sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo até o momento, ressaltando que obtivemos conquistas e superamos desafios, e finalizou agradecendo a Diretoria anterior, em especial ao Ex-Presidente Gabriel Toledo.
Marcelo do asilo compareceu à reunião para explicar a situação do Asilo. Detalhou dívidas, explicou que é o administrador jurídico da instituição determinado pelo Juiz e que avaliou o caso do terreno locado para ser estacionamento de veículos de turismo pela SecTur, atualmente no valor de R$ 6.200. Segundo avaliação de imobiliária vale R$30.000 e ele propõe que o contrato seja renovado no valor de R$15.000. Os Conselheiros presentes explicaram os problemas que o terreno apresenta e que o grupo já esta em processo de conseguir uma área própria da prefeitura para que seja estacionamento, mas ainda sem um prazo. Acordamos de dar um retorno para o Marcelo até 15/11.
Gabriel Costa seguiu a pauta abordando o tema do GT de ordenamento, que está no momento trabalhando no núcleo turístico do Penha. Afirmou que a Secretaria de Educação cedeu o uso da escola. Que o GT esteve em reuniões com o IPHAN que apresentará um plano de Educação Ambiental e Patrimonial, com sinalização interpretativa na região. Disse que vai conversar com o SEBRAE, para fazer o link com o projeto de turismo rural desenvolvido por eles. Ressaltou também que já foi realizado o curso de noções de primeiros socorros pelos bombeiros, para guias, jeepeiros e comunidade do Penha. Foi identificado que ainda falta finalizar a sinalização e o material gráfico, ocupar a escola e preparar tudo para a alta temporada de verão. O tema foi finalizado com um breve debate sobre impasses e desafios que serão enfrentados, por lá ser o piloto do plano de ordenamento de atrativos no município. Segue como anexo 3 o projeto de capacidade de suporte feito pelo Everaldo em 2016.
O secretário de Turismo informou que a Prefeitura conseguiu a licença para a obra do cais de turismo e agradeceu a Mônica da Sec. do Ambiente que ajudou muito nessa vitória. A obra deve iniciar em breve.
Hans falou sobre o GT Assessoria de Imprensa, cuja empresa já foi escolhida e o recurso aprovado, e disse que a proposta esta se encaminhando para que seja assinado um termo de cooperação técnica. O grupo esta no aguardo de orientações da Prefeitura. Ronaldo fez um relato sobre como precisamos direcionar a empresa responsável pela Assessoria, e ainda realizar pesquisas de público para identificar áreas e pontos de atuação. Gabriel Costa se comprometeu a solicitar do MTur o resultado da FNRH. Seguem como anexo 4.
Seguiu-se um debate sobre o calendário lançado pela ACIP e quais metodologias deveriam ser utilizadas para a captação e organização de novos eventos na cidade. Houve concordância sobre o fato de que se deve delimitar a opções que tenham a ver com a identidade do destino e da comunidade.
Foi feita a proposta de pauta para a reunião de 28/11, conforme a seguir:
·         Apresentação da Diretoria
·         Encaminhamento GTs – Carta de Princípios para Eventos em Paraty; Estacionamento para veículos de turismo; Caso Freewalkers; ordenamento Penha
·         Aprovação do Cronograma 2018

A reunião encerrou-se 17h. Registro escrito de Ata redigido e finalizado por Laíse Costa.

Anexo 1: lista de presença
 


Anexo 2: foto





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