ATA REUNIÃO COMTUR PARATY 12/09/2013

         Às 16h10 foi feita a abertura, boas vindas e apresentação da Equipe da Secretaria de Turismo pelo Secretário Adjunto Gabriel Ramos Costa, que também solicitou aos participantes que se apresentassem, dizendo a instituição representada. Finalizando as apresentações, conforme listas de presença anexas, o mesmo explanou sobre a situação atual do processo de reestruturação do COMTUR, de acordo com slides também anexos, e enfatizou quais os próximos passos, focando na importância da participação de todos nos encontros setoriais conforme cronograma proposto abaixo e distribuído como convocatória pelo Ofício Circular 116/2013.
Out
01
02
03
15h
Executivo Municipal
Meios de Hospedagem
Guias de Turismo
17h

Agências e Operadoras de Turismo
Turismólogos
Out
08
09
10
15h
Transportadoras Turísticas
Associações de Moradores
Instituições públicas estaduais e federais
17h
Empresas prestadoras de serviços de apoio ao turismo
Instituições jurídicas sem fins lucrativos com finalidades turísticas
Funcionários de empresas prestadoras de serviços turísticos
    O Secretário Gabriel finalizou a pauta do dia apresentando, juntamente com os técnicos da equipe da Secretaria de Turismo Alessandra, Laíse e Tauan, as ações em andamento da Secretaria de Turismo em 2013. A equipe abordou os projetos trabalhados, detalhando sobre: a reestruturação COMTUR; os cursos profissionalizantes oferecidos e as parcerias estabelecidas; a atenção aos serviços e atrativos turísticos; o apoio às organizações participativas com representação institucional atuante; o programa de qualidade que vem sendo implantado nos CIT’s; o maior controle de entrada dos ônibus de turismo; os eventos realizados com baixo custo e atrações de qualidade; as pesquisas de demanda e oferta realizadas; e o departamento de comunicação integrado da Prefeitura. Houve amplo debate envolvendo questionamentos relacionados ao fechamento do Centro de Informações Turística localizado em frente à Praça do Chafariz, ao qual a Equipe justificou pela falta de condições físicas do prédio e de efetivo ativo, e ainda que a reforma e reabertura está entre as ações prioritárias. O Sr. Pedro Brito questionou sobre a produção dos eventos realizados no município e sugeriu que seja instituído mecanismo que garanta retorno e um percentual para o evento do próximo ano, gerando sustentabilidade e não apenas saída de recurso dos cofres públicos. O Secretário Adjunto Gabriel informou que isso não ocorre no momento, mas o ideal é que todos os eventos venham a ser independentes do poder público após determinado tempo de vida, esclarecendo que os projetos de eventos devem ter o aporte inicial, e com sua consolidação, se tornarem independentes e autogeridos.
        As 17h30 encerrou-se a reunião, com agradecimentos pela equipe e Secretário Adjunto por todos os presentes e sua participação e envolvimento.




Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar a equipe por uma página informativa, enxuta e moderna. Espero que os interessados respondam `a altura.

    ResponderExcluir